Vestimentas de proteção ao risco elétrico

Vestimentas de proteção ao risco elétrico

De acordo com a NR-6, Vestimenta de trabalho é um (EPI) Equipamento de proteção individual , destinado à proteção do tronco e membros superiores e inferiores contra os diversos riscos, e  especialmente, protegê-los dos seus efeitos.

Para cumprir seu papel, os EPI devem ter características especiais que lhe são conferidas pelos seus componentes e eficácia certificada pelo órgão responsável, resultando na emissão do CA-Certificado de Aprovação, indispensável para a comercialização e utilização do equipamento.

A NR-10 aborda em um dos seus itens que “As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas”... mas afinal, o que são estes efeitos??

  • Condutibilidade para proteger contra os riscos de contato, as vestimentas não deverão possuir elementos condutivos.
  • Inflamabilidade para proteger contra os efeitos térmicos dos arcos voltaicos e seus flashs, que podem provocar a ignição das roupas;
  • Influências eletromagnéticas para proteger contra os efeitos provocados por campos eletromagnéticos com intensidade que tenha potencial de risco.

 

Devemos lembrar que, assim como todo e qualquer EPI, a vestimenta deverá ser adequada ao risco identificado, respeitando a intensidade do risco, as peculiaridades da atividade e o conforto.

É preciso conhecer e identificar o grau de proteção requerido para a vestimenta contra os riscos elétricos, e este EPI deve ser compatível com a atividade e com as características elétricas das instalações.

Compete ao SESMT, CIPA ou a profissionais especializados, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco oferecido por determinada atividade, conforme determina a NR-6.

Para quem tiver maior interesse neste assunto, vocês podem buscar em www.enit.trabalho.gov.br o MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ESPECIFICAÇÃO DAS VESTIMENTAS DE PROTEÇÃO CONTRA OS EFEITOS TÉRMICOS DO ARCO ELÉTRICO E DO FOGO REPENTINO, contendo:

  • Conceitos
  • Medidas de proteção
  • Características dos EPI
  • Análise de risco
  • Critério para escolha dos EPI
  • Certificação dos EPI
  • ​e demais informações pertinentes.

Se você preferir ouvir sobre o assunto temos um PODCAST especial só sobre a vestimenta elétrica no link http://<iframe src="https://anchor.fm/tprotege/embed/episodes/Vestimentas-de-proteo-ao-risco-eltrico-epgmvm" height="102px" width="400px" frameborder="0" scrolling="no"></iframe>

Eu sou Rodrigo Otto, Engenheiro de Segurança Responsável pela T-Protege. Muito obrigado pela sua visita em nosso Blog!


Referências:

https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_Publicacao_e_Manual/CGNOR---MANUAL-DE-ORIENTAO-PARA-ESPECIFICAO-DAS-VESTIMENTAS-DE-PROTEO-DE-ARCO-ELTRICO-E-FOGO-REPENTINO.pdf

https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-10.pdf

https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-06.pdf

Os melhores treinamentos
em segurança do trabalho

Equipe Especializada

Saiba mais