Direção defensiva e Operação de máquinas transportadoras

Hoje vamos falar um pouco sobre Direção defensiva e Operação de máquinas transportadoras.

A definição de Direção Defensiva diz que é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via. A Direção Defensiva é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, quer seja na empresa ou fora dela.

Primeiramente é preciso aprender os conceitos da direção defensiva e usar este conhecimento com eficiência. Dirigir sempre com atenção, para poder prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes.

De forma prevencionista, a primeira coisa a entender é que o acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar. Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade. Toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável. Pesquisas apontam que as principais causas de acidentes são:

  • Problemas mecânicos – 30%
  • Problemas em vias – 06%
  • Problemas com o condutor – 64%

Com isso além de ser um condutor defensivo, é preciso também aprender conceitos de segurança do trabalho para identificar os riscos associados a sua atividade. Os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com:

  • Os Veículos;
  • Os Condutores;
  • As Vias de Trânsito;
  • O Ambiente;
  • O Comportamento das pessoas.

Desta forma, a Norma Regulamentadora nº 11 (NR-11), apresenta uma série de apontamentos legais sobre o tema e somado aos demais aspectos de segurança e saúde no trabalho formam as diretrizes para que as empresas tenham a responsabilidade de promover as capacitações necessárias em atendimento ao que dispõe o item 11.1.5 “Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.”

 

Saudações
T-Protege Treinamentos Ltda.

 

Quer saber mais?

  1. www.denatran.gov.br/
  2. http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *