PPR – Programa de Proteção Respiratória

Hoje vamos falar sobre Proteção Respiratória.

De acordo com a NR-6, os EPI para Proteção Respiratória estão divididos em:

  • D.1 – Respirador purificador de ar não motorizado
  • D.2 – Respirador purificador de ar motorizado
  • D.3 – Respirador de adução de ar tipo linha de ar comprimido
  • D.4 – Respirador de adução de ar tipo máscara autônoma
  • D.5 – Respirador de fuga

Já a NR-33 aponta que em caso de existência de Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde – Atmosfera IPVS -, o espaço confinado somente poderá ser adentrado com a utilização de máscara autônoma de demanda com pressão positiva ou um respirador de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para escape. Além disso, sempre que for necessária a utilização de Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), a empresa deve elaborar e implementar um Programa de Proteção Respiratória (PPR).

O Programa de Proteção Respiratória é um processo para seleção, uso e manutenção dos respiradores com a finalidade de assegurar proteção adequada para o usuário. O PPR foi criado pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 1994, do Ministério do Trabalho e Emprego, o objetivo é auxiliar os profissionais responsáveis pela elaboração, implementação e administração de um programa que abrange a seleção, a utilização e a manutenção corretas dos equipamentos de proteção respiratória.

Na elaboração de um PPR os requisitos essenciais devem conter informações acerca de riscos respiratórios, procedimento de seleção do respirador, treinamento dos atores envolvidos, escolha do tamanho da peça facial que melhor veda o rosto e o seu uso correto, recomendações ao uso de equipamento de proteção respiratória etc. A finalidade é proteger os trabalhadores contra a inalação de contaminantes perigosos e contra a inalação de ar com deficiência de oxigênio nos locais de trabalho por meio do uso de respiradores.

Para obter o sucesso no uso dos respiradores, os usuários, o supervisor, a pessoa que distribui o respirador, o condutor do ensaio de vedação, o administrador do programa e as equipes de emergência e salvamento devem receber treinamento adequado e reciclagem anual.

A T-Protege Treinamentos possui a capacitação adequada em PPR, entre em contato e solicite um orçamento.

 

Saudações!
Quer Saber mais? Acesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *